Aprix completa 5 anos: saiba como tudo começou

Data marca a consolidação da empresa como plataforma de precificação versátil que atende diversos setores

A Aprix, empresa de soluções de precificação com foco em inteligência artificial, celebra seu quinto aniversário em meio a uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Fundada em 2018 por Guilherme Zuanazzi, a startup rapidamente se destacou no mercado nacional com soluções inovadoras e uma equipe altamente qualificada.

A excelência da Aprix e de sua equipe foram reconhecidas com o prêmio de Melhor Time, no South Summit Brasil 2022, e na seleção como Startup Destaque do programa de aceleração de Startups do Instituto Caldeira.

Segundo Zuanazzi, a ideia de criar a Aprix surgiu ao identificar um gap de mercado na maturidade do pricing das empresas brasileiras. Ele acreditava que a solução para elevar o nível do mercado no país seria o desenvolvimento de soluções de precificação que utilizassem inteligência artificial, a partir da experiência observada em outros países.

Primeiro desafio: sobreviver

O primeiro segmento a ser atendido pela plataforma de precificação dinâmica da Aprix foi o setor de combustíveis. A Aprix foi a pioneira nessa tecnologia no mercado brasileiro e esse produto trouxe clientes para a Aprix em 21 estados do país.  Essa solução permitiu que a empresa expandisse para diversos outros segmentos, como indústria, seguros e logística.

Quando perguntados sobre o que esperavam para a Aprix em cinco anos, os cofundadores da empresa foram unânimes ao dizer que esperavam ao menos sobreviver ao primeiro ano. Afinal, segundo a pesquisa “The Top 12 Reasons Why Startups Fail”, da CB Insights, 70% das startups morrem antes de completarem cinco anos.

Novas oportunidades

Durante a pandemia, a Aprix identificou oportunidade de vender dados de mercado coletados pela empresa para outras companhias. Apesar das dificuldades de vendas nos primeiros meses da crise, a empresa cresceu mais de 500% no período. Hoje, a Aprix vende dados para diversos segmentos, como indústria e construção civil.

Em 2022, a Aprix validou uma nova solução: uma plataforma de precificação para grandes empresas. Com isso, a empresa conquistou a confiança de líderes em seus segmentos, como Ambev e M. Dias Branco. 

Cultura orgânica

Além das soluções inovadoras, a Aprix tem como destaque sua cultura, que valoriza o aprendizado contínuo e o encara os desafios como oportunidades desde sua fundação.

Além disso, gerar um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis para aprender errando, para ser quem são e para expressar suas ideias resulta em uma empresa constantemente inovadora.

Os talentos da Aprix também são rigorosamente selecionados. “Enxergo na Aprix um ambiente em que as pessoas acreditam no trabalho, e assim, fazem parte da cultura” Gabriel Correa, cofundador da Aprix.

Hoje, a Aprix completa 5 anos com um histórico de conquistas e inovação, e se prepara para novos desafios e oportunidades em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. “Para os próximos cinco anos, espero um salto muito grande de crescimento. Imagino presença internacional, com produtos cada vez mais modulares”, projeta Bernardo Queiroz, CRO da Aprix.

Nuvem de Tags

Não perca nenhum conteúdo

Inscreva-se na newsletter do Aprix Journal e receba gratuitamente todas as atualizações em seu email.

Interessado em agendar uma demonstração do nosso sistemas? Preencha o formulário abaixo e retornaremos mais breve possível para marcar a sua demo.